Home » » A LAB TV

A LAB TV


CM [Canal de Música], ou LAB TV, é uma emissora de TV Online fundada em 2011 e desde então vem trazendo o melhor da música Pop em faixas de clipes.


Tudo começou em 2010 quando Guilherme Henrique inciou seus trabalhos num blog focado em uma parada de clipes, na qual a votação era feita através de uma enquete localizada no próprio blog. Os clipes mais votados iam ao ar num Top 5 que até então era postado no Youtube. A estreia desse Top 5 ocorreu no dia 03 de Outubro de 2010 e assim foi até Dezembro.


Em 2011, depois de uma busca para inovar o modo de exibições dos Top 5, Guilherme encontra o CM no Justin.TV. O canal comandado por Sidney transmitia algumas horas de clipes, sem programação, apenas uma faixa de clipes até que Guilherme apresenta a proposta de montar uma parada de clipes em parceria com o canal.


Dia 14 de Fevereiro de 2011, às 20:30h (Horário de Brasilia) foi ao ar a primeira parada de clipes do canal, o Top 10 CM trazendo os melhores clipes do dia. A parada deste dia trouxe os seguintes clipes:


10º 30 Seconds To Mars - Hurricane

9º Bruno Mars - Grenade

8º Ke$ha - We R Who We R

7º Gloria - Vai Pagar Caro Por Me Conhecer

6º Nicole Scherzinger - Poison

5º Restart - Pra Você Lembrar

4º Fresno - Eu Sei

3º Beyoncé - Broken Hearted Girl (Live)

2º Miley Cyrus - Who Owns My Heart

1º Paramore - Playing God


O Top 10 CM foi exibido de segunda a sexta durante quase 2 anos.

Com o passar dos meses a programação foi ficando mais dinâmica e no mês de junho Guilherme Henrique assume o comando do Portal CM, programa Ao Vivo que trazia todas as novidades do mundo da música. O programa não durou muito tempo no ar, mas no pouco tempo de exibição estrearam grandes videoclipes, como Last Friday Night da Katy Perry.


No 2º semestre estreia o Derrube o Clipe, programa originalmente criado pela MTV Brasil. O programa durou algumas semanas na programação mas acabou saindo do ar.

Junto com o Derrube o Clipe estreia também o TVZ, programa originalmente criado pelo Multishow. A faixa trazia diversos clipes e era mais conhecido pela sua rapidez para estrear os lançamentos. (Monster do Paramore estreou na programação alguns minutos depois de seu lançamento, o mesmo aconteceu com o clipe de Tudo Que Eu Sinto da banda brasileira CW7, o videoclipe foi liberado pela própria vocalista da banda, Mia Wicthoff através do twitter oficial da banda. O Derrube o Clipe e o TVZ duraram pouco tempo na grande, o cancelamento de ambos ocorreram pelo fato do canal entrar numa fase mais original, sem exibir produções já existentes em outras emissoras. 


Sendo assim, entrou no ar o Ultrasom. Faixa que reunia videoclipes de várias épocas. O Ultrasom permaneceu na grade até o final de 2011 e foi bem aceito pelos espectadores, sendo assim ganhou espaço na grade do ano seguinte.

Em novembro de 2011, com as férias escolares chegando, Sidney apresentou durante 1 dia o Top 10 CM, e nas últimas edições de 2011 Guilherme voltou a se aparecer nas câmeras e apresentou algumas edições da parada de clipes.


Nesta época aconteceu também o CMA (Canal Musica Awards), uma premiação que reuniu tudo o que rolou de memorável no mundo da música em 2011. Dia 16 de dezembro foi o último dia da programação de 2011. Neste dia foi ao ar o último Top 10 CM e também o Top 20 que trouxe os 20 melhores clipes de 2011 que rolaram no CM.


Dia 13 de fevereiro de 2012 tudo volta ao normal, inclusive o programa carro-chefe da emissora, o Top 10 CM. A parada de estreia trouxe os seguintes clipes:


10º David Guetta & Nicki Minaj - Turn Me On

9º Bruno Mars - It Will Rain

8º Flo Rida - Good Feeling

7º Selena Gomez - Hit The Lights

6º Kelly Clarkson - Stronger

5º Cine - Em Choque

4º Agridoce - Dançando

3º Lipstick - Eu Vou Pro Roquenroll

2º Jessie J - Domino

1º Rihanna - You da One


A programação de 2012 se resume ao Top 10 CM e o Ultrasom, também por muitas pausas na grade por conta de problemas técnicos, isso fez com que perdesse grande parte do público. Neste ano o CM se veiculou a comunidade oficial do Top 10 MTV no Orkut, e então a parada passou a ser sempre postada num tópico fixo do CM mesmo quando não ia ao ar na TV. E o final de 2012 foi chegando e a intenção era fazer de 2013 um ano decisivo para a emissora, ou bombava ou teria que dar adeus as transmissões.


Dia 7 de dezembro de 2012 vai ao ar a última edição do Top 10 CM, a parada que trouxe os clipes mais votados desde 2011 deixará a grade definitivamente na próxima fase do canal.


Sem muita coisa a perder, Guilherme propõe a Sidney o fim do CM. O canal que atuava a quase 2 anos no Justin.TV é retirado do ar e é anunciado que um novo canal entrará no ar. Foi o que aconteceu, mas não necessariamente um novo canal e sim uma estação de Rádio, já que os problemas técnicos ainda eram grandes e então era impossível transmitir algo na emissora.


Dia 07 de janeiro de 2013 o CM para a se chamar LAB. Basta conhecer um pouco da antiga MTV Brasil para saber que o MTV LAB foi um programa que trazia várias faixas de clipes num só lugar, o programa deixou a grade da emissora em 2011 e desde então deixou os fãs com muitas saudades deste programa, já que trazia muitas horas de clipes, e então veio a ideia de utilizar o nome 'LAB', que já não era mais utilizado na emissora, que na época ainda estava em funcionamento. 


No começo a emissora passou a ser chamada de LAB FM pois as transmissões eram feitas numa rádio online. A programação de 2013 começou a todo vapor, trazendo algumas faixas clipes como:


LAB AO CUBO - Sequência de 2 clipes de um determinado artistaLAB DISK - Os 15 clipes mais votados da semanaLAB LISTAS - 10 clipes formam um ranking de um determinado tema.


As transmissões de rádio seguiram até meados de abril, quando é anunciada a volta do canal para a TV, e então a LAB TV entra no ar oficialmente.


Dia 19 de abril de 2013, numa sexta-feira é exibido o primeiro programa na TV. O LAB Disk, a parada de clipes que já rolava desde janeiro.

Nesta nova fase chegaram novos programas como:

LAB Now - Os clipes mais recentes do mundo da música

LAB Rádio - Clipes de diversas épocas


Em julho a LAB TV tem um aumento significativo na audiência causado pela participação de membros de uma outra emissora do mesmo gênero. Esse aumento fez com que a LAB TV ganhasse uma programação de férias, que foi exibida durante o mês de julho a partir da 01h da manhã, e então novas faixas entram no ar como:

LAB Freak - Batalha de Clipes

LAB Matinal - Clipes pra agitar a madrugada

LAB Toca Aí - Pedidos através do Twitter


Em agosto a programação volta ao normal, porém com algumas alterações na grade. Apenas o LAB Now, Disk, Rádio, Listas continuam na programação que também conta com uma novidade, a faixa LAB SAP estreia trazendo clipes com legendas traduzidas. Todas as faixas eram exibidas de Sábado e Domingo, porém as datas sofreram alterações com algumas semanas de transmissão, então passaram as transmissões se fixaram todas as sextas a noite e sábados a tarde.


No final de Outubro são anunciados os indicados ao LAB TV Awards 2013. Prêmiação que reuniu tudo o que rolou de melhor no mundo da música em 2013. Junto com o anúncio dos indicados é também anunciado que em Dezembro terá uma programação de férias com alguns especiais.


Nesse meio tempo o LAB Now e o LAB SAP deixam a grade sem serem substituídos por outras faixas.Dia 2 de dezembro estreia oficialmente a programação de férias LAB TV. Das faixas de clipes restaram apenas o LAB Listas, LAB Rádio e o LAB Disk que entrava em sua última semana de exibição.


Neste mesmo dia foi ao ar o especial Top 200, que trouxe os 200 melhores clipes da LAB TV em 2013 e também o especial Ano a Ano, que trouxe os 10 melhores clipes de cada ano desde 2000.Dia 6 vai ao ar o último LAB Disk, a parada não retornará no ano seguinte e então ganharia um novo formato.


Dia 23 de dezembro é exibido o último LAB Rádio, faixa que acabou se tornando querida por trazer os clipes mais pedidos no chat do canal. E então, de faixa de clipes restou apenas o LAB Listas, que nas últimas semanas passou a trazer a videografias de grandes artistas.


No dia 27 de dezembro, último dia de transmissões, é exibido então o último LAB Listas que neste dia trouxe a grande videografia da musa do pop Rihanna. E pra encerrar o grandioso ano de 2013 na LAB TV é exibido o LAB TV Awards. A prêmiação acabou sendo patrocinada pelo @TVZNews, que fez com que a emissora batesse recordes nesse dia, chegando a 35 espectadores.


Os planos para 2014 não são lá muito grandiosos, fato é que o nome da emissora permanecerá o mesmo, LAB TV, e as faixas de clipes que representaram o ano de 2013 não permanecerão na nova grade. O Box Music que havia sido anunciado em 2013 será o carro-chefe da emissora neste ano, que deverá ter apenas 1 dia de transmissões por semana. 


A grade não foi finalizada, mas já é certo que a parada de clipes se chamará Box 25 e mostrará os 25 melhores clipes da semana. O ranking deve ter cerca de 2 horas de duração. Já o Box Music será um pouco menor, com cerca de 1 hora de duração e deverá suceder ou anteceder o Box 25.

Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário